terça-feira, 13 de dezembro de 2011

72 ANOS DE MUSEU

72 anos de museu Penitenciário

Clique na imagem para Zoom
         O Museu Penitenciário Paulista completa 72 anos de existência no próximo dia 11 de dezembro. Sabe-se que ele já passou por diversas aberturas e fechamentos, mas que, a partir de 2009, com a constituição de um Grupo de Trabalho, destinado a  estudar sua reabertura, vem retomando as atividades.


         Com a transferência da sede do museu, que  se encontrava   na cidade de Araraquara, para  a  Secretaria da Administração Penitenciária, iniciou-se uma nova fase. Pela primeira vez, em seus 72 anos de existência torna-se público, aberto à sociedade.

         O acervo do Museu Penitenciário Paulista é composto de objetos resultantes dos procedimentos para ressocialização dos presos, além de outros relacionados à cultura material (palpável – objetos) e imaterial (não palpável – vocabulário utilizado nas penitenciárias), já foi iniciado o processo de gestão do acervo museólogico.  Um dos trabalhos desenvolvidos nesta fase, desde sua transferência em 2010, foi a Documentação Museológica, processo que abrange toda a coleta de informação sobre o acervo do museu por meio de técnicas como aquisição, numeração e levantamento de dados para organizar, informar e apresentar os conhecimentos, tornando-os acessíveis e úteis.

         Este trabalho continua sendo desenvolvido, já que todos os bens culturais, incorporados pelo museu, devem ser documentados de maneira adequada, conservados, protegidos e mantidos de forma apropriada.

clique na imagem para Zoom

clique na imagem para Zoom
clique na imagem para Zoom