quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MUSEU PENITENCIÁRIO EM AÇÃO


clique na imagem para Zoom
            No dia 24 de setembro, no auditório da Sede II da Secretaria da Administração Penitenciária SAP, foi realizada a abertura da Exposição Histórica "O Trabalho como Meio de Reintegração do Preso à Sociedade". Organizada pela Secretaria, por meio do Museu Penitenciário Paulista - MPP, da Fundação Prof. Dr Manoel Pedro Pimentel-FUNAP e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania - CRSC.
            Integraram a mesa de abertura, os Secretários de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda; o Presidente e a Diretora Executiva da FUNAP, Arthur Alegretti Joly e Lúcia Maria Casali de Oliveira, respectivamente; o Diretor do Museu Penitenciário Paulista, Sidney Soares de Oliveira e o Coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt.

            Na cerimônia, o Diretor do Museu Penitenciário citou que:"As coleções que compõem o acervo do MPP levam à compreensão de uma estética que reflete a "cultura prisional" e ajudam a pensar sobre a aplicação da pena e do cerceamento da liberdade. Nosso acervo nos dá pistas de que a solução para o crescimento no índice do aprisionamento está na educação. Nesse ponto, encaixam-se também as ações para a profissionalização de pessoas em situação de aprisionamento.

            Essa exposição, que hoje inauguramos, apresenta situações, imagens e casos sobre o trabalho como uma ferramenta para inserção social e alternativas profissionais para o egresso".
clique na imagem para Zoom

            O Secretário Lourival Gomes afirmou em sua fala: "Os números revelam que mais da metade dos homens e mulheres presos e condenados no Estado de São Paulo trabalham. Nosso objetivo é que todos sejam alcançados, já que o trabalho é parte essencial no processo de ressocialização".