sexta-feira, 14 de junho de 2013

SEMANA DOS MUSEUS 2013

O MPP PARTICIPA DA 11ª SEMANA DOS MUSEUS COM A APRESENTAÇÃO E DEBATE DE CURTA METRAGEM

clique na imagem para Zoom
            Entre os dias 13 a 19 de maio foi realizada a 11ª Semana dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – (IBRAM). O tema deste ano foi MUSEUS (MEMÓRIA + CRIATIVIDADE) = MUDANÇA SOCIAL. O Museu Penitenciário Paulista participou com exibição de trechos das gravações realizadas no projeto de memória oral do sistema penitenciário. Esses trechos resultaram no curta intitulado
"Bifada", uma alusão à transformação ocorrida na vida dos personagens após começarem trabalhar no sistema penitenciário.



            O documentário busca contar de uma forma dinâmica e criativa, a vida dos personagens na tentativa de enxergar as mudanças sofridas em suas vidas. Desde as dificuldades na chegada ao sistema, a opinião da família, o preconceito da sociedade e deles mesmo sobre o sistema prisional. No curta são relatadas suas vivências no sistema, o dia a dia do seu trabalho e suas transformações íntimas. Transformações tão intensas que se assemelham a uma tapa, ou um abalo, que levaram a mudanças na atuação de cada um e à consequente transformação social.

            A apresentação do filme ocorreu no dia 16 de maio auditório da Escola de Administração Penitenciária "Dr. Luiz Camargo Wolffmann" - (EAP), com participação dos alunos. Antes de iniciar o filme ocorreu uma fala explicativa sobre a produção e intenção do filme e após apresentação foi proposto um diálogo reflexivo sobre o filme.

            A exibição desse primeiro curta metragem foi uma oportunidade de apresentar ao público pela primeira vez, o Projeto Memória Oral do sistema penitenciário, que tem como finalidade captar depoimentos visando resguardar a memória de pessoas que tem ou tiveram sua história de vida relacionada ao sistema penitenciário; hoje já contamos com mais de 30 depoimentos. 
  
            O potencial do material registrado é enorme e no decorrer do desenvolvimento do projeto será produzida uma série de curtas metragens sobre diversos temas. Na inauguração da nova sede do museu o material poderá ser assistido na biblioteca ou na exposição permanente do MPP.