terça-feira, 11 de novembro de 2014

Museus pelo Mundo

 Museu Ponte do Suspiro (Veneza, Itália)

 O Palácio Ducal (Palazzo Ducale), também conhecido como Palácio do Doge, foi construído entre 1309 e 1424. Seus arquitetos foram Giovanni Bom e Bartolomeu Bom.
  Sede da república de Veneza e Tribunal, tornou-se símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Localiza-se na área monumental da Piazza San Marco, entre a Piazzetta e o Molo.
  No início do século XVII, foram acrescentadas as chamadas Prigioni Nuove (Prisões Novas), na outra margem do rio Di Palazzo (Rios do Palácio), por obra do arquiteto Antônio Contim. Este novo corpo, sede dos Signori della Notte (Senhores da Noite), magistrados encarregados de prevenir e reprimir crimes penais, foram ligados ao palácio através da Ponte dei Sospiri (Ponte dos Suspiros), percurso dos condenados trazidos do palácio, sede dos tribunais, para as prisões. O nome da ponte se deve aos suspiros que os prisioneiros davam ao serem levados para a detenção.
  Uma lenda local diz que casais terão amor eterno, se eles se beijarem quando a gôndola passar por debaixo da ponte.
  A prisão era dividida em duas alas: a Pozzi (Poço) que ficavam abaixo do nível do rio, portanto extremamente húmidas e insalubres e destinadas aos pobres.

  Por outro lado, próximo ao telhado, as celas que ganharam o nome de Piombi (Chumbos) devido a cobertura do teto, se destinava aos clérigos, nobres e ricos. Depois de permanecer vazio por alguns anos, o edifício abrigou o Arquivo do Estado, por um período, e finalmente foi comprado pela Administração Penitenciária em 1967. O trabalho começou em converter o edifício de um museu em 1972, que foi inaugurado em 1975.
   O layout mantém as seções dedicadas a evidência material, instrumentos de tortura e execução.
Atualmente, visando à preservação do espaço, o número de visitantes foi consideravelmente reduzido, já que a agitação durante esses anos levou a Administração Penitenciária permitir que apenas os visitantes autorizados a conhecer o museu.