segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus e a 18ª Semana Nacional de Museus 


Hoje, 18 de maio, é comemorado o dia internacional dos Museus. O Museu Penitenciário Paulista parabeniza todos os museus do mundo por se dedicarem a um trabalho tão importante de preservação a memória e disseminação da cultura.


No contexto brasileiro, frente a pandemia, é importante pensarmos o papel dos museus e sua função social mais do que nunca. Vivemos um luto profundo e uma luta diária, em respeito e valorização da vida de todas as pessoas.

Além disso, neste dia, também é importante dar visibilidade aos profissionais que atuam nos museus, de diferentes áreas, com a limpeza, a segurança, a preservação, a pesquisa e a comunicação. Alguns a partir de suas casas, buscando aproximar os diferentes públicos por meio das mídias digitais, e outros arriscando suas vidas para proteger o nosso patrimônio.  Por isso o MPP agradece, parabeniza e presta essa homenagem a toda equipe.

Equipe de limpeza, segurança e preservação.

Estagiária técnica em museologia, em home office. 


O tema proposto, para as instituições culturais desenvolverem ações, é “Museus pela igualdade: diversidade e inclusão”.


Todos os dias, ao longo dessa semana, será postado um assunto relacionado ao tema:

19 de maio: Igualdade
20 de maio: Diversidade
21 de maio: Inclusão
22 de maio: Participação dialógica com o público
23 de maio: Peça do acervo que o público tenha maior curiosidade


Entre lutos e lutas seguiremos com a comemoração do dia Internacional dos Museus! Nos acompanhe nas redes sociais e participe com a gente. 😉

Para ver a programação das atividades e o que os outros museus prepararam confirma a Programação Online.

Confira também a Carta aberta à comunidade museal brasileira sobre o Dia Internacional dos Museus do Conselho Internacional de Museus no Brasil (ICOM Brasil).