sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Memória Viva


Luiz Camargo Wolfmann e Walter Erwin Hoffgen.
Como definir estes dois ícones da estrutura penitenciária paulista? Diretor, amigo, Penitenciarista, Carcereiro, Criminólogo, Dirigente, Coordenador, Secretário Adjunto, Guarda de Presídio, Agente de Segurança Penitenciária.  Pois foram isso e muito mais!




 Se estivesse vivo em 28 de agosto “Luizão” estaria completando 86 anos. Iniciou sua história no Instituto Penal Agrícola - IPA de São José do Rio Preto em 1955. Depois passou pela Penitenciária do Estado, mas tornou-se lendário ao dirigir a Casa de Detenção Profº. Flamínio Favero no Carandiru.



Walter Erwin Hoffgen desencarnou no último dia 15 de julho, três dias antes de completar 73 anos.  Iniciou sua carreira como Guarda de Presídio e foi trabalhar na Casa de Detenção na época que o diretor era o coronel Fernão Guedes de Souza. Em 1978 foi designado como diretor da divisão de segurança e disciplina. O coronel deixou a “Detenção” em 1980, e assumiu Luiz Camargo Wolfmann,  de quem foi “Waltão” substituto. Em 1988 assume a Penitenciária do Estado e em 1996 volta para Casa de Detenção ficando três anos e meio como diretor. 
Quando saiu foi dirigir a Penitenciária de Iperó. Em 2011 assumia como Secretário de Estado Adjunto, cargo do qual se retirou em setembro de 2013.