sexta-feira, 26 de junho de 2015

MUSEUS PELO MUNDO

Museu de Alcatraz


Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos.
Inicialmente foi utilizada como base Militar e somente mais tarde foi convertida em prisão de segurança máxima. Seu nome se deu porque em 1775, o navegador Juan de Ayala descobriu a ilha e a batizou de La Isla de los Alcatraces (Ilha dos Pelicanos, na língua portuguesa).
 Alcatraz foi uma base militar de 1850 até 1930. Posteriormente adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, foi reinaugurada como prisão federal e durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud e Frank Morris. A prisão foi fechada em 21 de Março de 1963, menos de um ano após a primeira fuga ocorrida na prisão.

 Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos eram mortos ou se afogavam nas águas da Baia de São Francisco. Três fugitivos – Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin – desapareceram de suas celas em 11 de junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas e elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas oficialmente ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados.  Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood, chamado Escape From Alcatraz.
Em 23 de junho de 1976, o Complexo de Alcatraz foi designado como distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos e em 17 de janeiro de 1986, declarado Marco Histórico nacional.
Já em 1993, o Serviço Nacional de Parques divulgou um plano chamado Alcatraz Development Concept and Environmental Assessment (Conceito de Desenvolvimento e Avaliação Ambiental de Alcatraz). O projeto foi aprovado em 1994 e permitiu a promoção turística da ilha. A partir de então, os turistas podem apreciar a bela vista da cidade de São Francisco e observar a fauna e flora local.