quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A relevância de contar a história da execução penal

  Sua relevância social se confere pela importância do conhecimento sobre o significado da “Cultura Prisional”, uma linguagem codificada, que se traduz em sinais de poder, comando, subordinação,

tipos de crimes, enfim, uma maneira de agir, operar ou executar atividades seguindo procedimentos comuns.
  Sua relevância estrutural trata de registrar, valorizar e tornar públicas as memórias e experiências de funcionários, ex-funcionários e indivíduos que vivenciaram a construção do sistema penitenciário, apresentando condições de proporcionar-lhes um referencial sobre seu papel na sociedade, além de ressaltar para a população a importância dos trabalhos relativos ao tratamento penal.

  Com esse fim foram estudadas, planejadas e implementadas ações que tornaram possível localizar acervos, juntar todo o patrimônio na cidade de São Paulo, encontrar um prédio público na região mais relevante para história penitenciária (Carandiru) para constituição da nova sede, elaborar o projeto de reforma desse prédio, licitar e executar.
  Elaborar projeto para compra de mobiliário técnico para o museu possibilitando a criação de uma reserva técnica e uma pinacoteca. Elaborar um inventario único para o acervo, conseguir um programa para catalogação de acervo de museu, elaborar o plano museológico, um plano anual de atividades, um projeto expográfico, um projeto educativo para atendimento e monitoria aos visitantes, formar uma nova equipe de trabalho com profissionais com perfil para atuar em um equipamento cultural.
  Atualmente a equipe MPP/SAP desenvolve a etapa conhecida como “formação de público”.
  Para isso estão sendo oferecidas na sede do museu, além da exposição, a exibição de filmes e cursos por meio de parceria com as “oficinas culturais do estado de São Paulo. ”