quarta-feira, 16 de setembro de 2015

UM ANO DE MUSEU PENITENCIÁRIO PAULISTA

 MUSEU PENITENCIÁRIO NO CARANDIRU COMPLETA UM ANO DE PORTAS ABERTAS PARA A COMUNIDADE

  Inaugurado em 28 de julho de 2014, o Museu Penitenciária Paulista (MPP) atua desde então com a missão de identificar, divulgar e salvaguardar o acervo material e imaterial resultante da execução penal, a partir de procedimento museológicos e de comunicação. 
  Instalado em um local repleto de memórias – no terreno da extinta Casa de Detenção, no Complexo do Carandiru, o MPP tem a missão de ser um espaço aberto ao público, capaz de propiciar a reflexão sobre a história penitenciária e a pena. 

  Seu acervo é composto por algumas peças que datam da década de 1920, onde se encontram detalhadas pinturas, esculturas e móveis feitos pelos detentos nas oficinas das penitenciárias e objetos que ajudam a remontar o cotidiano dos presos, como aparelhos de tatuagem e armas improvisadas. Também integram aproximadamente 20 mil peças sob sua guarda.
  Chama especial atenção a cela escura, réplica das celas de castigo, extintas na década de 1980. Esse é um local do museu, onde o visitante pode vivenciar o que significa permanecer preso por alguns minutos. 
  O MPP utiliza ainda de ferramentas como Facebook, Twitter, Youtube, informativo impresso e outros meios inserindo-os nos contextos de reflexão sobre a trajetória histórica do sistema penitenciário, refletindo o compromisso com a ética museológica e a promoção da cidadania, a partir de ações de inclusão social, cultural, de acessibilidade e de estímulo à reflexão. 
  O Museu em números:
•          Entre julho e dezembro de 2014, o MPP recebeu 8.020 visitantes e de janeiro a junho deste ano, 4.330 pessoas já conheceram o local.
•          Ao todo, 7.219 alunos da rede pública e 337 professores participaram de visitas educativas com agendamento prévio. Nesta modalidade, as turmas são divididas entre os educadores do museu estando um educador no ambiente interno e outro na área externa. Eles buscam a otimização da transmissão de conhecimento relativo ao tema penitenciário. Nas visitas sem agendamento, o visitante fica livre para ver o que mais o interessa, sem monitoria. Durante as visitas são exibidos filmes relacionados ao tema, em uma sala de projeção.
•          O “Programa Vizinhos do MPP” tem 518 pessoas cadastradas, através de questionário de avaliação sobre o nível de satisfação e aceitação do museu. 
•          O MPP realizou duas exposições nesse período, ambas com o tema “cultura prisional”.