quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PENITENCIÁRIA “VALENTIM ALVES DA SILVA” DE ÁLVARO DE CARVALHO/SP

   Construída como estabelecimento Penal tipo Cruz, foi inaugurada em 18 de agosto de 1998
atendendo o regime fechado. Tendo como objetivo principal a reinserção da pessoa presa ao convívio social, fornecendo, qualificações e aprendizados. Atualmente seu Diretor Geral é Leonardo Facholi Zambrini e sua população Carcerária é de 1.781 apenados. Localizada na Rodovia Mamede Barreto (SP 349), km 36 – Zona Rural no município de Álvaro de Carvalho – SP.
  A proposta principal de trabalho desenvolvida é proporcionar laborterapia através da remuneração para os sentenciados e uma educação de qualidade contribuindo para sua formação, qualificação profissional e geração de renda, preparando-os para a vida em liberdade.

  Em relação às atividades voltadas para o trabalho do sentenciado, atuam dentro da unidade as empresas: Águia Branca Rodos e Prendedores Ltda-ME (montagem e embalagem de prendedores de roupas); Cláudia Martins-ME (montagem de tomadas para luminárias fluorescente e cortes de cabos elétricos); EPP-Bolas Gramado (costura de bolas para prática de esportes); Alhos Gabriela (tirar a casca e embalar alhos e derivados); Indústria e Comércio de Vassouras Guirado Ltda-EPP (fabricação de vassouras, pincéis e escovas), entre outros.
  Em relação a educação formal, a média de presos estudando em 2015 é de 240 sentenciados divididos em seis salas de aula. São desenvolvidos os cursos profissionalizantes de pedreiro de alvenaria; pedreiro de revestimento em argamassa; pintor de obras e de padeiro. São desenvolvidas outras atividades culturais como o “Show de Talentos” o projeto “Do Lixo ao Lúdico e Luxo” e o projeto “Água a importância para nossas vidas”.