quinta-feira, 28 de julho de 2016

O MPP COMEMORA DOIS ANOS DE INAUGURAÇÃO






Dois anos de Museu Penitenciário no Carandiru.
 Com a abertura do museu ao público a estrutura penitenciária paulista ganhou novo interlocutor com a sociedade, uma ferramenta capaz de esclarecer aos pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral qual é o papel e a função do sistema penitenciário.
O museu rompe com a rotina de notícias negativas sobre o sistema, apresenta sua história e mostra a condição humana de todos que vivenciaram a rotina da execução penal. Nestes dois anos o trabalho do MPP obteve a impressionante marca de 96% de a avaliação ótima e boa índice que poucas instituições no mundo conseguem atingir.
Por ser um museu institucional, ou seja, um departamento do Gabinete do Secretário, o MPP não tem recursos próprios, mesmo assim desde sua abertura conseguiu desenvolver vários projetos e oficinas culturais.
Em dois anos de funcionamento o MPP, já atendeu mais de 15 mil pessoas em sua sede. Pela divulgação em grandes canais da mídia brasileira, o museu chegou a atender 3 mil pessoas nos seus primeiros cinco meses. De acordo com pesquisas feitas através das fichas de avaliação, a faixa etária mais atingida é entre os 11 e 40 anos.
  Com o funcionamento do museu junto ao Parque da Juventude foi possível sanar uma demanda da sociedade que clamava pela “contação” da história da execução penal no território do antigo Complexo Carandiru. E, junto com a história mostrada na exposição permanente do museu, foram oferecidos também palestras, cursos e oficinas ampliando a oferta de atividades culturais na região. 
  Soma-se a isso a criação de um relevante acervo imaterial a partir da filmagem dos depoimentos de diversos personagens que, de alguma forma, vivenciaram a execução penal criando, com isso, a salvaguarda dessa memória não encontrada nos livros de história.
  Ao todo, 7.400 alunos da rede pública e 357 professores participaram de visitas educativas com agendamento prévio. 
  Nesta modalidade, as turmas são divididas entre os educadores do museu estando um educador no ambiente interno e outro na área externa. Eles buscam a otimização da transmissão de conhecimento relativo ao tema penitenciário. 
 Nas visitas sem agendamento, o visitante fica livre para ver o que mais o interessa, sem monitoria. Durante as visitas são exibidos filmes relacionados ao tema, em uma sala de projeção.
•  O MPP realizou duas exposições nesse período, ambas com o tema “ressocialização”.
•  No decorrer do ano de 2015 houve o início do projeto “Cine Carandiru”, que visa levar para a população documentários e filmes com a temática penitenciária e já conta com mais de 300 pessoas. 
•  Em parceria com a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, o museu ofereceu algumas oficinas gratuitas de teatro, dança e canto. 
•  O programa “Vizinhos do MPP” tem 673 pessoas cadastradas, através de questionário de avaliação sobre o nível de satisfação e aceitação do museu.
•  Sob análise de aproximadamente 2 mil visitantes, o Museu recebeu 96% de avaliações positivas. Quanto ao conteúdo exposto, a satisfação do público é de 95%. 
•  Nas redes sociais atingiu mais de 80.000 pessoas.

MUSEU
PENITENCIÁRIO
PAULISTA

São mais de 20 mil peças no acervo.
Pinturas, esculturas e móveis feitos por presos, 
incluindo aparelhos de tatuagem e armas improvisadas.
Entrada livre gratuita de Segunda à Sexta das 9:00 às 16:00 horas. Oficinas culturais gratuitas - agendamento apenas para grupo.