quinta-feira, 22 de setembro de 2016

RELIGIÃO

A religião pode ser um instrumento relevante de reintegração do preso à sociedade. Grupos religiosos realizaram trabalhos no Complexo do Carandiru desde a inauguração da Penitenciária do Estado, contribuindo para a tranquilidade e a segurança da instituição prisional. Em muitos casos, esses grupos assumem uma função assistencial, direta ou indiretamente; entretanto, alguns presos procuram os grupos religiosos por outros motivos, que não espiritual: pela questão material.



Quando não são atendidos, não retornam mais às reuniões, aos sábados. Porém, em geral, na busca de uma religião, os presos resgatam sua autoestima, valores éticos, morais e espirituais. Sendo assim, muitos deles reintegram-se a sociedade por esse caminho. Trabalhando, assumem uma família e frequentam igrejas regularmente.
Sendo o catolicismo aquela que possuía o maior número de ações junto aos presos. Contudo, a Casa de Detenção abrigava celebrações religiosas de variadas linhas: evangélicas, espíritas, budistas, espiritualistas,afro-brasileiras. Os grupos religiosos sempre afirmaram que os trabalhos deram bons resultados no dia a dia, visto que é possível notar que o comportamento dos presos que frequentam os cultos melhora gradativa e significativamente, resgatando os valores da vida e, de certa forma,