segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

MUSEUS PELO MUNDO

O PORTÃO DA PRISÃO

MUSEU GEVANGENPOORT

Na cidade de Haia, na Holanda, encontramos um espaço histórico que olhando distraidamente parece ser simplesmente uma galeria, mas este prédio tem uma importante história para a cidade. É o Museu Gevangenpoort também conhecido com a porta de entrada para a corte. Este castelo está em frente ao parlamento Holandês. O prédio foi sede do poder político Holandês, haviam a sua volta dois fossos e para chegar no castelo era preciso atravessar uma ponte e cruzar um portão.
Em 1428 este prédio foi transformado em prisão e para lá eram levadas pessoas acusadas de não pagar os tributos, assassinatos, por brigas de bar e presos denunciados por pessoas importantes. Um século mais tarde este local foi ampliado construindo mais celas e um tribunal os suspeitos ficavam aguardando seu julgamento e punição em celas geladas e escuras.
A prisão funcionou por cerca de 400 anos e em 1828, foi desocupada correu o risco de ser demolida, mas devido algumas autoridades que cultivam o patrimônio histórico este espaço foi transformado em Museu e está aberto ao público desde 1883 e hoje é um importante ponto turístico da cidade de Haia.