sexta-feira, 26 de junho de 2015

UMA NOITE NO MUSEU

VISITA NOTURNA AO MPP

A entrada do Mês de Maio foi marcante para o Museu Penitenciário Paulista. Na noite do dia 30/04 para o dia 01/05 realizamos a primeira visita noturna ao Museu.  
Muitos Museus do mundo abrem à noite com grande sucesso de publico, já que, cada vez mais, visitar os espaços culturais formidáveis, só não basta. É preciso garantir uma experiência inesquecível. 
O projeto “Uma noite no Museu Penitenciário” tem com inspiração projetos que ocorrem nos maiores museus do mundo: o Natural History Museum de Londres, o Museum of Modern Art de Nova York, ou o American Museum of Natural History onde foi gravado o filme “Uma Noite no Museu”. Lá o programa realmente existe, o único problema é que a entrada é restrita para crianças de seis a 13 anos. O museu oferece uma noite de verdade, onde a garotada acampa e ouve histórias dos monitores.
Quando o horário é diferenciado e restrito, os grupos são mais exclusivos. 
Alguns Museus e instituições oferecem esta programação alternativa, como as “sextas-feiras himalaias”, do Rubin Museum of Art, em Nova York, onde os convidados assistem a shows e degustam comida típica asiática.
O Museu da Penitenciária de Pensilvânia fica na antiga Eastern State Penitentiary, lá também ocorrem visitações noturnas. Existem vários “tours” especiais guiados sobre diferentes temáticas, que geralmente acontecem de hora em hora, mas com lugares limitados.  A visita noturna é sempre muito lotada e ocorre na época de Halloween, já que para muitas pessoas, o local é mal-assombrado. O local é objeto de estudo por parte de muitos historiadores e palco de intervenções artísticas e cenário de séries e filmes. Porém, aberto aos turistas, consegue transmitir um pouco do que foi a vida dentro destes muros durante o seu mais de um século e meio de funcionamento.
O Museo Penitenciario Argentino “Antonio Ballvé” também realiza programas de visitação noturna, no centro de Buenos Aires. O Museu inaugurado em 4 de dezembro de 1980 fica em um edifício único, construído no início do século XVIII. 
No popular “Art After Dark” como é chamado o tour do Museu Guggenheim, a noite é uma criança curiosa. Lá também é possível fechar o museu para convidados, em visitas guiadas pela exposição em cartaz.
Aqui em São Paulo, o primeiro grupo de visitantes do projeto “Uma noite no Museu Penitenciário” foi composto pelos alunos do curso de museologia da Etec Parque da Juventude. O evento marcou também o inicio de uma série de ações para aproximar os equipamentos públicos de cultura, educação e lazer que dividem o espaço do atual Parque da Juventude onde existia o antigo Complexo do Carandiru.