terça-feira, 8 de dezembro de 2015

1° MOSTRA DA EDUCAÇÃO DRE

  Entre os dias 9 e 11 de novembro o Museu Penitenciário Paulista (MPP), em parceria com a
Secretaria de Educação de São Paulo participou da 1° Mostra de Educação da região DRE Jaçanã-Tremembé. O evento intitulado “Diálogos culturais nos Territórios: refletindo sobre a história do sistema penitenciário na perspectiva interdisciplinar”, contou com seminários, visitas monitoradas ao museu, apresentação de filmes e debates, tendo como público alvo todos os profissionais da educação básica da DRE-JT.

  A proposta desta formação visou potencializar o diálogo entre educação e cultura, a fim de desenvolver e aprofundar as reflexões sobre as conjunturas sócio-históricas e culturais, relativas à constituição do sistema penitenciário ampliando as possibilidades de leitura e interlocução com e no contexto da sociedade moderna onde encontram-se as unidades educacionais, na perspectiva da ampliação das possibilidades de construção da cidade educadora.
  O corpo docente contou com Guilherme Silveira Rodrigues, pedagogo, negociador de rebeliões e atual diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros e com o professor da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e diretor do MPP, Sidney Soares.
  A noção de instituições totais, ordem e disciplina foi o tema central das palestras que desenvolveram grande interesse na programação.