segunda-feira, 20 de junho de 2016

A CLASSIFICAÇÃO DE VIOLA

  Não obstante às diferenças individuais, os tipos humanos podem ser agrupados segundo suas semelhanças. Admitindo que essa lei rege completamente as variantes individuais e calcando-se no método antropométrico, Viola distribuiu os indivíduos em sete tipos, que são os tipos da sua classificação:
Normótipo ou normolíneo normo-esplântico, que possui iguais os valores dos membros e do tronco, bem como os valores do tórax e do abdome, apresentando normo-esplancnia absoluta e relativa.
Braquitipo ou bravilíneo mégalo-esplâncnico, com o valor dos membros inferior ao do tronco, com o valor do tórax inferior ao do abdome, e exibindo mégalo-esplancnia absoluta e relativa.
Longitipo ou longilíneo micro-esplâncnico, com o valor dos membros superiores ao valor do tronco, com o valor do tórax superior ao do abdome, e mostrando micro-esplancnia absoluta e relativa.
Paracentral superior normotípico, cuja principal característica é a de conservar as proporções normais apresentando, entretanto, um desenvolvimento total superior ao normal. Mégalo-esplancnia absoluta.
Paracentral inferior normotípico, análogo ao tipo precedente, mas em sentido contrário. Micro-esplancnia absoluta.
Tipo atlético, caracterizado pela grandeza de massa somática, com vigoroso desenvolvimento muscular, com formas normais, ou braquitípicas, ou misto e, talvez, nunca longítipicas.
Tipo astênico “stilleriano” caracterizado por uma massa somática pequena, escassa e pela astenia dos tecidos e órgãos, com formas normais, ou longítipicas, ou mistas e, talvez, nunca braquitípicas.