quinta-feira, 22 de setembro de 2016

AS CARACTERÍSTICAS DE CADA PAVILHÃO

Pavilhão 2: Recepção dos recém-chegados – momento no qual recebiam as instruções, eram identificados, recebiam uniforme e corte de cabelo; depois da ambientação, eram distribuídos aos demais pavilhões.
Pavilhão 4: Era o menos populoso e no quinto andar funcionava a ala médica. Nesse mesmo
pavilhão, ficavam as celas para os ocasionais presos primários.
Pavilhão 5: O mais populoso, local onde eram abrigados os presos jurados de morte ou expulsos de outros pavilhões, como estupradores, homossexuais, justiceiros e etc. Ali ficava as
famosas “celas de seguro” (“amarelão”).E as piores celas de castigo da Casa de Detenção, as isoladas.
Pavilhão 6: Pavilhão administrativo abrigava o auditório e celas, onde também ficavam presos estrangeiros.
Pavilhão 7: Pavilhão de trabalho, no qual se encontravam as empresas.  Abrigavam presos que realizam algum tipo de trabalho, como confecção de bola, de pipa, etc.
Pavilhão 8: Pavilhão onde viviam os presos mais antigos, denominados pela gíria da época de “piolhos”. Esses eram os mais respeitados e temidos, por serem reincidentes, e ditavam a conduta a ser seguida pelos presos dos outros pavilhões, fixando o comportamento da Casa de Detenção.
Pavilhão 9: Pavilhão dos presos primários; tal pavilhão ficou estigmatizado pela história. Lá eram mantidos os réus primários e ali também funcionavam algumas firmas, que proporcionavam trabalho ao preso.