quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O UNIVERSO DA "CASA DA BANHA"

Dentro do universo das unidades que faziam parte do Complexo do Carandiru, a Casa de Detenção
constituía um caso à parte. Cheia de lendas e procedimentos próprios, essa unidade era tão sui generis que formava um local único, com regras, procedimentos, símbolos e linguagens próprias. Era chamada de “Casa da Banha” por seus funcionários, já que ali tudo estava disponível em excesso, principalmente a alimentação.
No cotidiano dos presos, era possível encontrar música, esportes (como boxe, futebol, capoeira, etc.), aulas da educação básica, trabalhos e confecção de materiais para venda (como artesanato, desenhos, pinturas, tatuagens, bolas de futebol, pipas, etc.).
Mas cabe destacar que, no comércio interno dos presos, eram vendidos roupas e sapatos usados e que moeda entre os presos era o cigarro, na maioria das negociações. As armas que os presos utilizavam eram confeccionadas no interior do presídio com pedaços de ferro que eram arrancados das portas, de escadas, janelas, ou de outros espaços do próprio prédio. Quando descobertos portando as chamadas “faca de cadeia”, eram submetidos ao isolamento, com ainda mais restrições na cela.
O mesmo ocorria quando os presos eram descobertos na fabricação da aguardente artesanal apelidada de “Maria Louca”, produzida a partir de água, açúcar, arroz, frutas e fermento, que era destilada e comercializada no interior da Detenção.
Um dos locais mais conhecidos da unidade era a “Divinéia”, local onde “se perdia ou ganhava” a liberdade. Outra referência era a “Rua Dez”, um corredor localizado no lado oposto às escadas, em que os detentos praticavam acertos de contas e crimes, de onde poderiam ser avisados da chegada dos guardas.
No Pavilhão 5 havia o conhecido “andar das monas”, onde estava concentrada a população de homossexuais. Já os presos jurados de morte eram conhecidos como “seguros”; esses, como não podiam sair para o banho de sol, acabavam por ficar com a pele amarelada. Na terceira temporada da série de televisão americana Prison Break, existe uma prisão baseada na Casa de Detenção. O nome da prisão é Sona. Antigos funcionários da estrutura penitenciária citam até hoje presos que ficaram famosos na unidade, como: Lupércio, “Mojica”, “Pudim”, “Pinguim”, Hiroito, “Beiçola”, “Alemão” e “Pink”.